O feminismo começa quando você age como machista

Publicado por

Ser feminista no país que toda luta contra o preconceito é considerada mimimi é um ato de coragem. É como entoava Rita Lee e Zélia Duncan no início dos anos 2000: “sou mais macho que muito homem”. E somos mesmo

Ser feminista não é se negar a lavar louça sozinha, mas achar que é obrigação do cara pagar toda a conta do restaurante. Muito menos é insultar os outros para sobressair o empoderamento feminino. É pedir igualdade no mercado de trabalho, seja ele na moda, na culinária ou na mecânica.

Ser feminista não é julgar a roupa de outra mulher como “inapropriada para certos locais”, mas achar um absurdo quando os homens te consideram “fácil” por causa do seu biquíni pequeno.

Ser feminista não é ter a liberdade de beijar vários caras no Carnaval, mas depois apontar para a menina da faculdade/escola/trabalho que faz o mesmo durante o resto do ano e a nomear de “piranha”.

Ser feminista não é falar que nunca deixaria um homem encostar a mão em você, mas considerar que uma vítima da violência doméstica “gosta de apanhar”.

Ser feminista não é dividir as contas com o marido, mas ensinar apenas a filha a cuidar da casa enquanto o filho pode se divertir no videogame.

Ser feminista não é dizer no Carnaval “meu corpo, minhas regras”, mas apoiar que as vítimas do estupro não podem abortar. É ter sororidade, empatia e compaixão pelo próximo. É saber que aquela dor poderia ser a sua e que a vítima seria culpabilizada e penalizada não apenas uma, mas duas vezes.

Então não me venha você com esses mimimis preconceituosos e sem nexo. Ser feminista vai muito além de ver só o seu umbigo. É olhar para o outro também. É perceber que temos todas crenças divergentes, mas que nossa luta tem que ser maior do que nossas diferenças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s