Direito do Consumidor

Publicado por

Saiba a que órgão deve recorrer quando há problemas com produtos e serviços

Hoje, dia 15 de março, comemora-se o Dia Internacional do Consumidor. Nós fomos até a sede do PROCON de Carangola e conversamos com a coordenadora, Dr. Zilnete, que nos explicou um pouco da história desse dia. De acordo com ela, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor “foi comemorado, pela primeira vez, no dia 15 de março de 1983.” A data foi escolhida em razão do discurso feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 1962. Na fala, ele ressaltou que os consumidores têm o direito à escolha e de ser ouvido.

O Órgão tem como função apurar as denúncias contra os direitos dos consumidores, elaborar e divulgar as reclamações contra os fornecedores. Marcela Souza, 27, já precisou acionar o PROCON de Carangola. A pedagoga disse que já recorreu ao órgão duas vezes, e que foi prontamente atendida. Ela elogia: “Fui bem atendida e resolveram meus problemas quando procurei. Gosto do atendimento do PROCON de Carangola. Eles solucionam mesmo”

No site consumidor.gov, o cliente pode também fazer suas denúncias. Primeiro é necessário verificar se a empresa para qual irá ser feita a reclamação está cadastrada no site. Após isso, o consumidor pode fazer o registro. O prazo para que a empresa se manifeste é de até 10 dias.  Gilson Russo, 65,  aposentado, já precisou utilizar o sistema on-line, ele analisa que ” depois de um mês tentando entrar contato com a empresa por telefone e sem obter resposta, fiz a reclamação no site do consumidor e em um instante resolveram o meu problema”

Existem algumas outras ferramentas encontradas na internet onde é possível também se fazer uma reclamação contra alguma empresa. Laila Ewers, 22, já utilizou o Reclame Aqui, um site onde o consumidor pode expor suas denúncias sobre produtos, serviços e atendimento de qualquer empresa e receber uma resposta. Nesse caso, em específico, a solução para Laila foi bem rápida. Ela conta que havia comprado um celular e que a encomenda já havia passado do prazo de entrega, mas que ao fazer a reclamação no site, seu problema foi solucionado, “no mesmo dia que fiz a reclamação, a empresa entrou em contato comigo”, ressalta.

As 3 pessoas entrevistadas nessa matéria tiveram seus problemas solucionados. Tanto pela Internet quanto pelo PROCON. Em todos os casos, os entrevistados tiveram muita dificuldade de dialogar com a empresa e por isso recorrerão a ajuda do órgão. Por isso é importante o consumidor estar atento aos seus direitos. Sempre que se sentir lesado, deve fazer um contato com a empresa para tentar um acordo. Se não conseguir resolver seus problemas, entre em contato com o PROCON de sua cidade. Em Carangola, o PROCON se localiza na rua Quintino Bocaiúva, número 97.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s