Carangolenses aderem à Campanha pela Luta Antimanicomial

Publicado por

Qual lou(cura) você tem? Hoje dia 18 se comemora o dia Nacional de Luta Antimanicomial

Alunos e professores do centro de Ensino Enf-ciência de Carangola (curso técnico de enfermagem) foram até o hospital de Carangola fazer uma campanha de conscientização para pacientes e funcionários sobre saúde mental. Hoje, dia 18, se comemora o dia Nacional da Luta Antimanicomial.  A defesa é por um tratamento com cuidado e respeito. O movimento simboliza resistência, a fim de quebrar o preconceito sobre a loucura. É o que explica a estudante de serviço social Laryssa Miranda Ferreira: “a luta é pela defesa daqueles que sofrem de algum transtorno mental, nós lutamos pelo fim do preconceito. Essa luta é também para inserir essas pessoas no meio social. Uma forma de inclusão.”

Laryssa também explica que a data é um marco para a reforma psiquiátrica. No dia 18 de maio de 1987 surgiu uma proposta para reformar o sistema psiquiátrico brasileiro. Devido ao avanço e relevância desse encontro, o dia 18 se tornou oficialmente o dia de Luta Antimanicomial.

A data que marcou tal evento virou símbolo de uma luta que combate o isolamento de pessoas com transtornos mentais. Em uma sociedade preconceituosa, é preciso quebrar o estigmas que cercam a doença mental. Todo cidadão tem o direito de viver em sociedade e receber todo apoio e tratamento, mas para isso não devem abrir mão do seu lugar como indivíduo livre.

Foto: www.abrasco.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s