Saiba o que indicam as cores das tarjas de um medicamento

Publicado por

Você já se perguntou o motivo das tarjas dos medicamentos terem cores diferentes? Conversamos com a Farmacêutica da Drogamil Central, Flavia Abreu, que falou sobre o assunto.

Por mais triste que seja, uma hora ou outra vamos precisar de tomar algum medicamento. Mas por que será que alguns remédios necessitam de receita e outros não? Às vezes não compreendemos e nem procuramos saber o significado da tarja de um medicamento. A farmacêutica explica que os medicamentos são divididos em tarjas de várias cores diferentes, exatamente para informar ao paciente o risco que cada cor representa.

“No mercado farmacêutico existem 3 tarjas, a amarela, a preta e a vermelha, sendo esta subdividida em duas categorias. As tarjas são basicamente uma classificação visual de alerta e risco que os medicamentos oferecem ao consumidor.” Flávia

MAS AFINAL, O QUE CADA COR REPRESENTA?

Tarja Vermelha SEM Retenção da Receita

Os medicamentos em tarja vermelha são aqueles que podem oferecer riscos intermediário para o consumidor.  Esses medicamentos são vendidos por meio de uma prescrição médica, mas não necessitam da retenção da receita na farmácia. Na tarja vermelha deles está escrita a frase “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA”

Tarja Vermelha COM Retenção da Receita

De acordo com Flávia, esses medicamentos só podem ser vendidos mediante a prescrição e retenção da receita. “Estes medicamentos possuem um controle especial dos órgãos sanitários do governo por isso a obrigatoriedade da identificação do comprador na receita retida. Na tarja deles está escrita a frase “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DE RECEITA” 

Tarja Preta

Esses medicamentos são muito perigosos se usados de forma inadequada. Eles  atuam no sistema nervoso central, e seu uso indiscriminado pode levar à tolerância e dependência dessas substâncias.  “Por isso, em sua tarja na cor preta está escrito “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA”. São medicamentos vendidos exclusivamente mediante prescrição médica e com retenção da notificação de receita na cor azul e com numeração sequenciada distribuída e controlada pelo governo”, ressalta a farmacêutica.

Tarja Amarela

São medicamentos que representam os genéricos. E devem conter a inscrição “MEDICAMENTO GENÉRICO”  escrito em cor azul. Além da letra “G”

Agora que vocês já conhecem o que significa cada cor dessas tarjas,  um alerta  importante: o uso contínuo de remédios inadequados pode trazer sérias consequências para sua saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s