Banco de Sangue carangolense salva até 44 vidas por dia

Publicado por

As doações caem em média 60% a 70% nessa altura do ano, mas a equipe daqui mantém sua meta

“Essa época pra gente é a mais crítica porque 70% dos nossos doadores são da área rural e como a renda deles é praticamente só a colheita de café, eles não podem deixar de ir colher pra doar sangue”, Márcia

A captadora Márcia Finotti, 48, ama o que faz e – melhor do que isso – ensina todo mundo a amar a doação de sangue também. Ela, que já doou mais de 50 vezes na vida, fala com um sorrisão no rosto, pronta para ver na gente mais um doador. E quase conseguiu mesmo! Infelizmente, peso menos de 50 quilos e não poderia doar em circunstância alguma, pois cada pessoa só pode doar em torno de 9ml por quilo. “O primeiro pré-requisito é garantir a saúde de quem doa. A gente não pode tirar a saúde de uma pessoa pra passar pra outra. Por isso a pessoa com menos de 50 quilos é preservada. Não que você vá ter uma anemia, mas pode acontecer de você gripar, se cortar, ter um acidente e acabar tendo anemia”, aconselha a captadora.

Como é doado de 400ml a 450ml por pessoa, os mais magrinhos acabam tendo que se ver fora da lista de doares. Mas apesar das restrições (veja todas abaixo) a equipe de Carangola consegue manter a sua meta e deixar o estoque de sangue sempre estável, salvando até 44 vidas diariamente, já que uma doação pode ajudar até 4 pessoas.

“Todo dia a gente leva 11 pessoas daqui para o Banco de Sangue de Manhuaçu para doação, pois lá é que se faz o atendimento e distribuição para toda a nossa região”, Márcia

Pedro Ewers, 25, começou a se animar com a conversa e já pretende agendar a sua ida a Manhuaçu. Márcia logo deu um jeitinho de eu também entrar nessa, mesmo não tendo todos os pré-requisitos para doar sangue. “Você pode doar medula óssea! É retirada do interior dos ossos da sua bacia”, explica ela, que se sentiu com trabalho cumprido ao, no fim do bate-papo, finalmente ver em mim e no Pedro potenciais doares.

MITOS

Márcia alerta que, apesar de alguns bafafás, a bolsa de sangue NUNCA é vendida! É sempre uma doação, mesmo a equipe ou o governo tendo alguns custos para todo o processo. “Quando a transfusão é feita pelo SUS, o governo arca com tudo. Quando é em caráter particular, a taxa que é paga, 10% do valor, é simplesmente para cobrir o funcionamento do laboratório, dos funcionários, do transporte…”, analisa.

Estar menstruada também não atrapalha em nada uma mulher doar sangue! “Menstruação é um sangue que não está na corrente sanguínea, o corpo iria eliminar de qualquer forma. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A pessoa pode doar do mesmo jeito.”

PRÉ-REQUISITOS PARA DOAR SANGUE

  • Ter mais de 50 quilos
  • Ter mais de 16 anos
  • Ter e estar com boa saúde (não tomar medicação controlada)
  • Ter relação coma mesma pessoa durante um ano
  • Não usar drogas
  • Não ter ingerido álcool nas últimas 10h
  • Homem pode doar de 2 em 2 meses (entre a primeira e a última não pode ultrapassar 5 por ano)
  • Mulher pode doar de 3 em 3 meses (entre a primeira e a última não pode ultrapassar 4 por ano)

doacao-de-sangue-banco-de-sangue-carangola-noticias-folha-da-terra-autora-mayra-russo-foto-arquivo-pessoal

Foto: Arquivo pessoal – Márcia Finotti

 

resumo-autores-mayra-russo-folha-da-terra-carangola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s