Projeto Ecobarreira coleta lixo do Rio Carangola

Publicado por

Projeto faz parte do Centro de Pesquisas Biológicas de nossa cidade e consiste em selecionar áreas de estudo para instalação de Ecobarreira

Projetos ambientais muitas vezes são ignorados e não recebem a devida importância, porém vale lembrar que a educação ambiental abrange todo o campo da cidadania, além, é claro, de promover a consciência ambiental e a habilidade em compreender o meio ambiente em que se vive, percebendo que o meio em que residimos vai muito além de nossa casa, mas o planeta como um todo.

É baseado nessa ideologia que surgiu a equipe do Centro de Pesquisas Biológicas (CEPEBIO), ONG que atua na cidade de Carangola. Marcos Aurélio da Silva, presidente da CEPEBIO, explica que o Centro foi fundado em 2017, quando alguns membros cursavam Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Carangola. O intuito era trazer para nosso município projetos voltados para a questão do meio ambiente. Apoiado nesse conceito, nasceu o projeto Ecobarreira do Rio Carangola.

Uma solução sustentável

“O projeto consiste em selecionar áreas de estudo, onde serão instaladas Ecobarreiras, para que o lixo flutuante jogado pelos moradores residentes às margens do rio Carangola seja retido pelas barreiras e posteriormente recolhido. O objetivo em longo prazo é criar várias barreiras no rio, dentro dos limites da cidade de Carangola – MG”, Marcos Aurélio

Na última coleta, foram retirados do Rio Carangola aproximadamente 11 kg de acúmulos de lixo. A ação ambiental não tem data para terminar, ao contrário, é apenas o começo. De acordo com Marcos Aurélio, os resultados de todas as coletas vão servir como base para a próxima fase do projeto, que é a Educação Ambiental, que “será realizada diretamente com a população ribeirinha e nas escolas estaduais e municipais de Carangola”, ressalta.

Apesar dos resultados obtidos na última coleta, Marcos espera uma melhora na metodologia, uma vez que estão em fases de testes.

“A quantidade de lixo coletada no dia 05/07/18 ficou muito abaixo do esperado, pois no momento da coleta havia na barreira o dobro do lixo coletado, porém parte do lixo acabou soltando-se da barreira, contratempo que será resolvido na próxima coleta, pois o projeto está ainda em fase de testes e com o tempo iremos melhorando nossa metodologia.”  Marcos

Limpeza-ecobarreira-rio-carangola

O projeto é de autoria e execução da CEPEBIO, sendo administrado com recursos próprios e conta com o apoio de Órgãos, como o Instituto Estadual de Florestas, Polícia Militar de Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Carangola. Para dar continuidade ao projeto, pontos de coleta de garrafas PET 2L serão distribuídos em  alguns pontos de nossa cidade, você pode ajudar. Confira os locais:

EEJBO – Escola Estadual João Belo de Oliveira
Escola Servita Regina Pacis
UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola
Prefeitura de Carangola

Foto/Fontes: CEPEBIO

 

resumo-autores-pedro-ewers-folha-da-terra-carangola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s