Organização Mundial da Saúde aconselha vacinação contra sarampo

Publicado por

Casos de sarampo têm crescido no Brasil e no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem orientado a toda a população a tomar vacina contra sarampo após o surto que ocorreu em vários estados brasileiros, principalmente no Amazonas e Roraima. A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite será feita de 6 a 31 de agosto de 2018. Todos os postos de saúde terão vacinas disponíveis.

Desde do dia 1° de janeiro até 23 de maio de 2018 foram registrados 995 casos de sarampo no país, incluindo duas mortes, segundo a OMS. A partir de abril deste ano a OMS alertou 11 países do continente americano para a volta do sarampo. Dentre eles está o Brasil, a nossa vizinha Argentina e os Estados Unidos.

“A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados”, Fiocruz

De acordo com informações do site da Fiocruz, “o sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. A primeira dose da vacina tríplice viral deve ser ministrada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Caso haja atraso na vacinação, crianças até quatro anos de idade ainda poderão receber a vacina com o componente varicela. A partir de cinco até os 29 anos de idade, deverão ser administradas duas doses com a vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem receber uma dose.”

vacina-sarampo-2018-sus-carangola-noticias-jornal-carangola-folha-da-terra-autora-mayra-russo-foto-divulgacao

 

resumo-autores-mayra-russo-folha-da-terra-carangola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s