Obra para acessibilidade no Fórum é suspensa

Publicado por

Impasse ocorre em função do prédio ser  Patrimônio Histórico Cultural

Uma obra prevista para ocorrer no fórum da cidade de Carangola, que visa à construção de um elevador para auxiliar na acessibilidade, está temporariamente suspensa. O motivo do impasse para a não execução da obra seria a destruição de uma escada do prédio, conforme previa o projeto do engenheiro.

Em entrevista com a Secretária de Cultura, Constança Maria Leite, ela explicou que o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico ao tomar conhecimento do projeto solicitou uma reunião, que contou com a participação do engenheiro responsável. De acordo com Constança, o projeto estava dentro dos conformes, porém a destruição ou descaracterização da escada do salão não foi autorizada pelos membros do Conselho. Para eles aquilo seria uma amputação de um bem que tem uma história, uma memória.

“Nós ficamos sabendo que já havia uma intervenção judicial junto ao ministério público e pedimos um engenheiro para mandar um laudo de perícia. Já se tem um laudo de perícia explicando toda a situação de acessibilidade e até indicando uma possibilidade de não quebrar a escada.” Constança

De acordo com a secretária, em conversa verbal com a Juíza, foi lhe dito que toda a responsabilidade de construção e de projeto é com a GEPRO, em Belo Horizonte. Constança se diz favorável a projetos de acessibilidade, inclusive entende essa necessidade dentro do prédio do Fórum. Porém ela não vê a necessidade em destruir a escada do prédio, uma vez que é considerado um patrimônio histórico tombado.. Ela acredita que há “hoje em dia uma tecnologia muito avançada e outros meios para se fazer isso sem destruir o patrimônio público”

Vale lembrar que o conselho é deliberativo e consultivo. As medidas ainda estão em fase de diálogo. Ainda não há um posicionamento final sobre a mudança do projeto para a adequação do bem  tombado. Tentamos entrar em contato com a GEPRO, porém até o final dessa reportagem não obtivemos respostas.

Você sabia?!

Em nosso município há vários patrimônios culturais tombados. Em cada  bairro e distritos você provavelmente vai se deparar com alguns deles. A Estação Ferroviária, a Igreja de São Manuel do Boi, o Pavilhão de Ferro, o Coreto de Alvorada, e a própria Rodoviária são alguns dos diversos Patrimônios Históricos e Culturais de nossa cidade.

 

Imagem/reprodução: Internet

resumo-autores-pedro-ewers-folha-da-terra-carangola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s