Cerveja: saiba harmonizar comida e bebida

Publicado por

Harmonização entre comidas e bebidas já se tornou uma prática comum aos apreciadores de vinho. Mas e a cerveja? Essa semana o Armazém Sal da Terra vai comemorar seu primeiro aniversário, então que tal conhecermos um pouco sobre a combinação ideal entre cervejas e aperitivos?!

O empresário Marcus Scardini, mais conhecido como Marcão, idealizador do Armazém, entende do assunto. Para ele os estudos e técnicas ajudam na hora de saborear o tipo da cerveja escolhida. A cerveja é um elemento cada vez mais presente no cardápio do brasileiro e, nos bares, formam uma ótima combinação com os famosos petiscos. Entender da harmonização entre esses sabores pode trazer novas experiências ao seu paladar, uma vez que uma combinação bem-feita entre a comida e a bebida pode realçar o sabor das duas coisas. Então, se você é um bom apreciador de cerveja, fique ligado nas dicas que temos para vocês.

  • Queijos Brancos, nozes, castanhas e amendoins

Esses aperitivos combinam muito bem com cervejas claras e leves, como as Pilsens. A conhecida cervejinha do verão. É aquela que você vai consumir durante todo o dia e não vai te deixar com a sensação de estar empanturrado. Além dos aperitivos citados acima, essas cervas são muito boas para o acompanhamento das famosas comidas de boteco. Salgados, pasteis, batata-frita e croquetes são uma boa pedida.

  • Queijo de cabra, peixes, culinária japonesa e comida mexicana

Esses aperitivos formam uma ótima combinação com as cervejas estilo alemão Weiss, que são feitas de trigo. Devido a sua acidez , podemos combiná-las com uma variedade muito grande de pratos, que vão desde aperitivos mais leves, que apresentam algo marcante, como peixes e queijo de cabra, até aos aperitivos de sabor mais acentuado, como as comidas mexicanas, que são marcadas por um paladar apimentado.

  • Carnes grelhadas, hambúrguer grelhado e salsichas alemãs

Embora esses aperitivos não sejam muito comuns em nossa região, eles formam uma combinação perfeita com as cervejas do estilo Vienna Lager. Essas cervejas  tem um sabor suave e adocicado, em equilíbrio com o amargor do lúpulo. Muitos especialistas a comparam a cerveja como a pilsen alemã, porém não tão leve como as nossas.

  • Sobremesas, carnes defumadas e grelhadas

É estranho para o nosso paladar pensar em cervejas combinando com sobremesas, mas as cervejas escuras inglesas, conhecidas como Porter ou Stout, combinam muito bem com bolo de chocolate, torta, cheesecake de morango, ou até mesmo um petit gateau.  Isso porque essas cervejas apresentam aromas de maltes tostados remetendo a toffee e cacau. Mas se mesmo assim não gostar da combinação, você pode apreciá-las com comidas salgadas, como carne defumadas e grelhadas.

  • Iscas de picanha, costelinhas de porco ou boi e hambúrgueres gourmet 

Esses aperitivos fazem uma ótima combinação com um estilo de cerveja que vem cada vez mais caindo no gosto do brasileiros, as India Pale Ale, as famosas IPA’S. Essas cervejas fazem um junção muito boa com comidas que apresentam um maior teor de gordura, casando muito bem com a nossa culinária. A alta concentração de lúpulo presente em cervejas desse estilo ajudam a limpar o nosso paladar.

Agora que te ajudamos a entender um pouco melhor sobre algumas combinações entre cerveja e aperitivos, que tal experimentar todas essas combinações?! O Armazém Sal da Terra apresenta em seu cardápio algumas dessas variedades. Eles estão trabalhando para que essa harmonização seja cada vez melhor para seus clientes. No próximo dia 29, o estabelecimento estará comemorando seu primeiro aniversário, a partir das 17h. Então fica o convite para você que gosta de uma boa cerveja, o endereço? R. Santa Luzia – Centro, 85, Carangola.

*Algumas informações que estão nesta matéria foram retiradas de um artigo publicado pelo site: Meu Bistrô.

Fotos: Folha da Terra e Sal da Terra Armazém 

resumo-autores-pedro-ewers-folha-da-terra-carangola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s