Carangola promove evento no mês de Conscientização da Fibrose Cística

Publicado por

Várias cidades do país vão se organizar para debater sobre a doença, que ainda é desconhecida por grande parte da população

Muitas pessoas conhecem o mês de setembro somente pela cor amarela. Mas você sabia que o mês também é marcado pela cor roxa? Setembro é o mês de Conscientização da Nacional da Fibrose Cística, promovido anualmente pelos Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de atenção a Fibrose Cística. Em várias cidades do país, associações de assistência e voluntários vão ajudar na conscientização sobre a doença e da importância em se fazer um diagnóstico precoce.

  • O QUE É A FIBROSE CÍSTICA?

A Fibrose Cística, que também é conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética e hereditária. Ela é caracterizada pelo acúmulo de secreções no pulmão, no trato digestivo e em outras partes do corpo. Essa aglomeração pode levar o paciente a contrair infecções pulmonares, colocando sua vida em risco, além de desenvolver sérios problemas digestivos. Nos homens a doença pode afetar também o sistema reprodutivo.

  • SINTOMAS

Os sintomas da doença já podem ser identificados ainda quando recém-nascidos, com tosse acompanhada de secreção, desidratação e dificuldade para ganho de peso. Com o passar do tempo, os sintomas são mais aparentes, como: perda de peso, tosse crônica, diabetes, infertilidade, doença hepática, desnutrição, entre outros.

  • COMO IDENTIFICAR

É muito importante identificar a doença ainda quando recém-nascido. Ela pode ser identificada através do Teste do Pezinho, sua confirmação vem por meio do Teste do Suor. Quanto mais precoce a identificação da doença e tratamento adequado, melhores a chance de qualidade de vida do paciente.

  • O EVENTO

No próximo domingo (30), às 8hr, no Estádio Municipal Roseny Soares, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a Fibrose Cística através de Atividades de Divulgação. Thaise Oliveira, uma das organizadoras do evento, explica que, todos os anos organizam algum tipo de divulgação sobre a Fibrose Cística (FC), e que esse ano a prefeitura deu um apoio maior e resolveu juntar 3 causas (cores), que representam as campanhas de conscientização do mês,confira o que cada uma delas representam:

setembro-azul-amarelo-roxo-carangola-folha-da-terra-jornal

Para mais informações:

Fotos/Reprodução: Página do Evento

resumo-autores-pedro-ewers-folha-da-terra-carangola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s