Eleições 2018:  as propostas de Romeu Zema

Publicado por

O segundo turno das eleições está se aproximando, mas você conhece as propostas dos dois candidatos ao Governo de Estado? Nessa semana vamos apresentar as propostas de Romeu Zema, do partido NOVO

Zema nasceu em Araxá, no Alto Paranaíba. Com 53 anos, o empresário do setor varejista, disputa pela primeira vez uma eleição. O candidato aparecia ainda nas primeiras pesquisas com uma pequena porcentagem de votos, ficando atrás dos dois principais nomes para ocupar o cargo: Fernando Pimentel (PT) e Anastasia (PSDB). Porém nas últimas semanas que antecederam o primeiro turno, o candidato surpreendeu e não somente tirou Fernando Pimentel da disputa, como ainda passou Antônio Anastasia, que vinha liderando a corrida para a disputa do segundo turno.

 A maior parte do eleitorado que votou em Zema, via no candidato uma alternativa para o fim da polarização PT e PSDB, que durante anos revezavam mandatos para o cargo de governador no Estado de Minas. Mas é importante se ater ao plano de governo do candidato. Romeu Zema apresenta um plano um pouco mais agressivo do que Anastasia, principalmente no que tange a questões das privatizações. Confira alguns pontos defendido pelo representante do NOVO:

  • Diminuição das despesas do Estado

“A primeira medida é reduzir despesas. Isso vai ser feito numa escala como nunca foi feito e ainda vai ser insuficiente para ajustarmos a situação. Vamos ajustar as atuais secretarias para oito, reduzir cargos comissionados, lembrando que Minas virou um verdadeiro cabide de emprego e renegociar com a União a dívida do estado”, definiu o candidato em entrevista para o Estado de Minas.

  • Propõem a criação de uma previdência privada complementar:

“Hoje muitas vezes o funcionário público contribui para o Estado, e chegamos nessa situação, apesar dele ter contribuído 25, 30, 35 anos, ele está recebendo em dia a aposentadoria dele? Não. Eu ficaria hoje, no Brasil, muito mais seguro contribuindo para uma previdência privada do que para uma pública”, afirmou o candidato em entrevista ao EPTV, afiliada da Rede Globo.

  • Defende a privatização de empresas como a Cemig e Copasa, mas não de forma imediata

“É uma proposta para baratear a conta. Nós dependemos do governo federal, sim, do Congresso. Mas vamos trabalhar para isso”, afirmou em resposta ao jornal Hoje em Dia

  • Na educação defende que os alunos que tenham um maior rendimento sejam separados dos que apresentam um baixo desempenho. Além disso, é favorável a mudanças no plano de carreira dos professores. O candidato propõe também uma avaliação de bonificações por méritos paras escolas que atingirem determinadas metas.

“A carreira dos professores da rede pública estadual é extremamente desvalorizada, e não atrai grandes talentos. Para isso, recentemente o governo de Minas implantou a política de tempo de serviço como progressão salarial, o denominado pagamento Adicional de Valorização da Educação Básica. Não resta dúvidas de que a classe dos professores deve ser mais valorizada, mas entendemos que a evolução de carreira dos docentes tem que se pautar pelo seu desempenho e pelo desempenho das escolas em que atuam, não apenas na sua experiência.” Pontua o Plano de Governo

  • Na saúde, busca transferir a responsabilidade dos equipamentos públicos para uma rede privada. O Estado seria responsável por esse monitoramento.

“O que falta na saúde não são recursos. O que falta é gestão para atender as reais necessidades dos mineiros. Muitos dos problemas da saúde serão resolvidos com prevenção”, disse o candidato quando esteve em Itajubá, no Sul de Minas.

Na próxima semana nós falaremos sobre as propostas do candidato Antonio Anastasia. Não deixem de conferir. Vote consciente.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s