Projeto Ecobarreira já retirou mais de 700 kg do Rio Carangola

Publicado por

Projeto, que teve sua primeira atividade em julho, demostrou evolução em sua metodologia

A CEPEIO (Centro de Pesquisas Biológicas), ONG de Carangola, surgiu através de um antigo projeto idealizado pela sócia e fundadora Marisa de Fátima, com o intuito de desenvolver atividades para o meio ambiente em nosso município. Em 2017, alguns membros do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Carangola (UEMG) –  criaram o projeto Ecobarreira rio Carangola, e  começaram a coleta dos lixos

O projeto, que consiste em selecionar áreas de estudo para serem instaladas ecobarreiras a fim de reter lixos flutuantes (jogados por moradores residentes às margens do Rio), tem obtido cada vez mais sucesso. Em julho deste ano, nós já havíamos contado um pouco sobre a história dessa iniciativa. Naquele mês o lixo acumulado retirado era de 11kg. Marcos Aurélio da Silva, presidente da CEPEBIO, disse, naquele mês, que a meta da coleta ficou abaixo do esperado.

 “Ficou muito abaixo do esperado, pois no momento da coleta havia na barreira o dobro do lixo coletado, porém parte do lixo acabou soltando-se da barreira, contratempo que será resolvido na próxima coleta, pois o projeto está ainda em fase de testes e com o tempo iremos melhorando nossa metodologia.”  Marcos

E, ao que parece, a metodologia melhorou bastante. Quatro meses após o início do projeto, 705,526 Kg foram retirados do Rio.

Confira o histórico:

Dia 05/07/18 – 11.622 Kg
Dia 27/07/18 – 79.754 Kg
Dia 12/08/18 – 36.950 Kg
Dia 02/09/18 – 201.040 Kg
Dia 20/09/18 – 257.620 Kg
Dia 06/11/18 – 118.540 kg

Total: 705.526 Kg ♻️

O projeto é de autoria e de execução da CEPEBIO, sendo administrado com recursos próprios e conta com o apoio de Órgãos, como o Instituto Estadual de Florestas, Polícia Militar de Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Carangola. Para dar continuidade ao projeto, pontos de coleta de garrafas PET 2L serão distribuídos em  alguns pontos de nossa cidade, você pode ajudar. Confira os locais:

EEJBO – Escola Estadual João Belo de Oliveira
Escola Servita Regina Pacis
UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola
Prefeitura de Carangola

Foto/Fontes: CEPEBIO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s