Contexto dá festa pré-ENEM para os alunos

Publicado por

O Contexto não é só estudo, é também preparação para tal

“Fico tensa nessa fase pré-ENEM porque existe uma certa pressão psicológica sobre os resultados que vão ser obtidos e sobre a preparação para eles”, Letícia

A estudante do Contexto de Espera Feliz Letícia Amorim nem chegou ainda na maioridade e já lida com uma parte da pressão da vida adulta. Aos 17 anos, ela está no último ano da escola, focada nos estudos para cursar engenharia elétrica na UFOP, em 2019. Assim como ela, milhões de adolescentes brasileiros estão na batalha para conseguirem uma vaga em uma universidade pública. Com tanto peso, tanta expectativa em cima de uma pessoa, se não tiver um tempinho pra respirar, qualquer um pode acabar oprimindo a si mesmo e, na hora da prova, dar o famoso branco.

É aí que o Contexto entra mostrando que não só é possível como é essencial encontrar um equilíbrio entre estudos e diversão. Durante o calendário escolar a professora e proprietária do cursinho, Ludimila Bevilaqua, 48, promove eventos ligados à musica, jogos e yoga para que todo mundo tire um pouco o peso das costas e se divirta, como qualquer outro adolescente. O estudante de Espera Feliz Elias Mendes, 18, planejou lá no início do ano como conseguir passar por 2018 ileso e conseguir entrar para física ou engenharia na UFV, UFABC ou UFSC.

“No começo do ano eu sabia que alguns hábitos meus precisariam mudar para que eu realmente fizesse um bom ano de estudo. Conversei bastante com meus pais e, já pela experiência de alguns professores, decidi que os dias de semana seriam de intenso estudo e aos finais de semana seriam os dias para o descanso e diversão”, Elias

VAI, NOVINHOS, MOSTREM ESSE PODER!

Com o intuito de não deixar seus alunos se abaterem durante o processo, Ludi faz todo ano uma festa pré-ENEM para a galera se distrair e curtir o momento que é todinho deles. Em 2018, a comemoração foi na sexta-feira do feriadão (2) e reuniu dezenas de alunos (que vestem a camisa literalmente!) do Contexto de Carangola e de Espera Feliz na AABB.

“Eu amo essa proposta desde o ano passado. É verdadeiramente ótimo para o físico e para o psicológico. Este ano foi massa! Tivemos yoga, futebol, piscina, música, sorteio, slackline, entre outras atividades, sem contar a oportunidade de conhecer mais pessoas, agregar conhecimento e tudo mais. Enfim, de uma forma geral saímos de lá ainda mais tranquilos para a realização das provas”, Elias

Essa troca de conhecimento entre os estudantes é riquíssima e acontece de forma natural, então acaba sendo uma forma de, mesmo se divertindo, eles conseguirem absorver novas informações. Quem sabe não encontra alguém que esteja passando pela mesma situação de nervosismo que você e ganhe uma dica daqueeelas do novo migo? “Eu gostei bastante! Acho bacana estar com as pessoas que compartilham da mesma pressão que você e acredito ser muito importante esse momento para relaxarmos e esquecermos por um momento a prova”, opina Letícia.

É isso. Depois de quase 365 dias de estudo, um pouco de diversão alivia a pressão que esses estudantes sentem o ano inteiro. A faculdade é, sim, um divisor de águas, mas nada mais importante para conseguir realizar o sonho de entrar na universidade do que manter o equilíbrio psicológico. Acredite, essa é uma das principais vantagens na hora que entra na sala, senta na cadeira e vira a prova do ENEM. Boa sorte!

Fotos: divulgação do Contexto

 

resumo-autores-mayra-russo-folha-da-terra-carangola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s