Hoje (7) nosso município comemora 137 anos de emancipação política. Mas você conhece tudo sobre essa terrinha? Se liga nessas curiosidades:
- Primeira fábrica de porcelana da América do Sul
É isso mesmo, poucas pessoas sabem, mas Carangola já teve a primeira fábrica de porcelana da América Latina. Em 1915, o médico Dr. Jonas de Faria Castro, por meio de uma sociedade anônima, fundou a a Companhia Industrial Carangolense. Em 1921, surgiu a primeira fábrica de porcelana da América do Sul. Em 1926, a empresa passou por problemas financeiros e acabou fechando as portas.
- Destaques no esporte
Nossa terra também apresentou grandes talentos do esporte brasileiro. No futebol, temos destaques, entre eles Mayke Rocha Oliveira, que teve passagem durante um tempo pelo cruzeiro e jogou a temporada de 2018 pelo palmeiras. Além dele temo Palhinha, que também jogou pelo clube da raposa, São Paulo e teve passagem pela seleção Brasileira. Outros nomes como Diego Padilha (no Vasco, Avaí/SC, Santo André/SP, Ceará), Irênio (América Mineiro, Atlético/MG, Portuguesa, Tigres do México), completam a lista de craques de nossa cidade. Além disso, os times Comercial Futebol Clube e Ipiranga, tiveram seus momentos de glória no passado. Outros nomes do vôlei e da natação frequentemente elevam o nome de Carangola ao pódio em campeonatos.
- Terceira maior cidade universitária da Zona da Mata
Em 2013, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (FAVALE), se integrou, oficialmente a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Com isso, os estudantes puderam utilizar de educação universitária gratuita de qualidade. A faculdade vem atraindo a cada ano um número maior de estudantes, que ajudam a movimentar a economia da cidade.
- A mulher mais velha do mundo:
Em 2011, a conterrânea Maria Gomes Valentim (vó Quita), de 114 anos, foi declarada a idosa mais velha do mundo. Tal repercussão fez com que uma equipe do SBT viesse para nossa cidade registrar um pouco dessa história. Infelizmente vó Quita, veio a falecer em 2011.
- Citação em filme:
O premiado filme Central do Brasil, com a brilhante Fernanda Montenegro, teve uma citação de nossa cidade. Em uma estação de trem, Dora, a personagem de Fernanda Montenegro, escrevia cartas ditadas por pessoas analfabetas, dentre das diversas cidades citadas apareceu Carangola.
As industrias, o comercio, o charme, a cordialidade e o desenvolvimento acelerado, deram para Carangola durante longos anos o título de princesinha da Zona da Mata. E você? Conhece alguma curiosidade sobre nossa cidade? Comente aí!
Bacana a matéria!!!!!
Faltaram os jogadores de futebol, Dantinho e Chiquitinho Fava.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Carangola e Teofilo Otoni na década de 1890 já foram as cidades mais populosas de Minas Gerais. Teófilo Otoni pelas pedras preciosas e Carangola pela logistica
CurtirCurtir