Curiosidades sobre Carangola que talvez você não saiba

Publicado por

Hoje (7) nosso município comemora 137 anos de emancipação política. Mas você conhece tudo sobre essa terrinha? Se liga nessas curiosidades:

  • Primeira fábrica de porcelana da América do Sul

É isso mesmo, poucas pessoas sabem, mas Carangola já teve a primeira fábrica de porcelana da América Latina.  Em 1915, o médico Dr. Jonas de Faria Castro, por meio de uma sociedade anônima, fundou a a Companhia Industrial Carangolense. Em 1921, surgiu a primeira fábrica de porcelana da América do Sul. Em 1926, a empresa passou por problemas financeiros e acabou fechando as portas.

fabrica de porcelana

  • Destaques no esporte

Nossa terra também apresentou grandes talentos do esporte brasileiro. No futebol, temos destaques, entre eles Mayke Rocha Oliveira, que teve passagem durante um tempo pelo cruzeiro e jogou a temporada de 2018 pelo palmeiras. Além dele temo Palhinha, que também jogou pelo clube da raposa, São Paulo e teve passagem pela seleção Brasileira. Outros nomes como Diego Padilha (no Vasco, Avaí/SC, Santo André/SP, Ceará), Irênio (América Mineiro, Atlético/MG, Portuguesa, Tigres do México), completam a lista de craques de nossa cidade. Além disso, os times Comercial Futebol Clube e Ipiranga, tiveram seus momentos de glória no passado. Outros nomes do vôlei e da natação frequentemente elevam o nome de Carangola ao pódio em campeonatos.

  • Terceira maior cidade universitária da Zona da Mata

Em 2013, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (FAVALE),  se integrou, oficialmente a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Com isso, os estudantes puderam utilizar de educação universitária gratuita de qualidade. A faculdade vem atraindo a cada ano um número maior de estudantes, que ajudam a movimentar a economia da cidade.

img_0774

  • A mulher mais velha do mundo:

Em 2011, a conterrânea Maria Gomes Valentim (vó Quita), de 114 anos, foi declarada a idosa mais velha do mundo. Tal repercussão fez com que uma equipe do SBT viesse para nossa cidade registrar um pouco dessa história. Infelizmente vó Quita, veio a falecer em 2011.

  • Citação em filme:

O premiado filme Central do Brasil, com a brilhante Fernanda Montenegro, teve uma citação de nossa cidade. Em uma estação de trem, Dora, a personagem de Fernanda Montenegro, escrevia cartas ditadas por pessoas analfabetas, dentre das diversas cidades citadas apareceu Carangola.

As industrias, o comercio, o charme, a cordialidade e o desenvolvimento acelerado,  deram para Carangola durante longos anos o título de princesinha da Zona da Mata. E você? Conhece alguma curiosidade sobre nossa cidade? Comente aí!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.