Prefeitura de Carangola promove palestra sobre prevenção do suicídio

Publicado por

Palestra sobre prevenção do suicídio e valorização da vida vai ocorrer no próximo dia 22

A Prefeitura Municipal de Carangola juntamente com a secretaria de Saúde, irá promover no próximo dia 22 (sexta), às 19h, no auditório da Universidade do Estado de  Minas Gerais (UEMG), uma palestra relativa a prevenção de suicídio e valorização da vida.

A palestra: “Falar é a melhor solução”, será ministrada pela Assistente Social Lucia Corrêa. A palestrante é especialista em Terapia Familiar Sistêmica e Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. 

Ramon Petrolinho, Psicanalista, Life Coach e Pós-graduado em Psicoterapia e em Psicologia organizacional, também irá ministrar a palestra. Com o tema: “O sentido da vida é amar”, o palestrante fará uma abordagem voltada a luta em favor da vida e irá desmistificar preconceitos que giram entorno do tema. Será emitido certificado de participação para os interessados. 

53570543_603807440031168_3821127417070616576_n.png

Suicídio é doença mental?

Essa correlação é bem documentada na literatura técnica. Mas é difícil se obter dados precisos sobre a incidência de doentes mentais entre pessoas que tentam e cometem o ato. De acordo com o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior, em entrevista ao Site do Senado Notícias, ele afirma que quase 100% dos casos de suicídio estão relacionados a algum transtorno mental.

Segundo o mapa da violência realizado em 2014, a cada dia, 28 brasileiros se suicidam, e para cada morte há aproximadamente entre 10 e 20 tentativas. É importante alertar que isso é um problema de saúde e deve receber atenção. Infelizmente não é o que ocorre em função do tabu social.

Quem estiver precisando de ajuda, O  Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza um apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntaria e gratuita todas as pessoas que precisam conversar. Tudo isso de forma sigilosa, via e-mail, chat e voip, 24 horas por dia.

Ligue 141!

Fonte parcial: Página da Prefeitura Municipal de Carangola

Arte/divulgação: USP Ribeirão Preto

resumo-autores-pedro-ewers-folha-da-terra-carangola

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.